ADC-001 - Criação e Remoção de Usuários
ID: KB-ADC-001
Responsável: Thiago Amaral, TI
Status: Publicado
Última Atualização: 14/07/2025
Propósito
Instruir a criação de usuários da forma correta dentro do Admin Center da Microsoft.
Aplica-se a
Microsoft 365 Admin Center
Pré-requisitos
Função de administrador global ou administrador do centro de administração 365.
Instruções - Criação
1. Novo Usuário no Centro de Administração
Vá até "https://admin.microsoft.com/#/users\> Adicionar um usuário".
1.1. Informações Básicas
Nome:
Primeiro nome do usuário.
Sobrenome:
Último nome do usuário.
Nome de exibição:
Nome completo do usuário.
Nome de usuário:
primeironome.últimonome@\[domínio determinado\] Ex.:[email protected].
Senha:
[X] exigir que este usuário altere a senha quando entra pela primeira vez.
1.2. Licenças
No caso de o usuário precisar de acesso ao pacote Office.a) a. Microsoft 365 Business Premium.
No caso de ser possível acesso apenas pela Web.a) Microsoft 365 Business Basic.
1.3. Configurações Opcionais
Expanda a aba de "Informações de perfil" e popule:
Cargo:
Determinado pelo RH.
Departamento:
Determinado pelo RH.
País ou região.
Brasil.
1.4. Configurações Opcionais
Revise as informações da criação do usuário de acordo com o quê foi provido pelo RH.
2. Pós-Criação
2.1. Grupo de Distribuição e Segurança
Procure pelo usuário recém-criado e clique nele.
Procure por "Grupos" e clique em "Gerenciar grupos".
Adicione o grupo "Fictor Consig - Colaboradores".
Adicione o grupo SHP [Departamento do Colaborador] para dar as devidas permissões ao Sharepoint.
2.2. Gerente
Na tela da conta do usuário selecionado, procure por "Gerente" e clique em "Adicionar gerenciador".
Defina o gerente com base nas informações do RH.
Instruções -- Remoção
1. Quarentena Inicial
Esse processo inicial garante o restabelecimento do acesso se necessário.
Vá até ohttps://admin.microsoft.com/#/userse procure pelo usuário que deseja remover em "Usuários Ativos'.
1.1. Na Aba "Conta"
Redefina a senha do usuário para uma aleatória o selecionando e clicando em "Redefinir senha".
Retornado na tela do usuário, clique em "Bloquear entrada".
1.2. Na Aba "Licenças e Aplicativos"
Revogue todas as licenças do usuário.
2. Eliminando o Usuário
Selecione o usuário que desejar eliminar e clique em "Excluir usuário".
Se o usuário possuir uma licença associada, você possuirá essas opções:
Email e OneDrive:
Disponibilizar imediatamente seus aliases de e-mail.
Remover o acesso delegado da sua caixa de correio.
Conceder a outro usuário acessos aos arquivos do OneDrive deste usuários por 30 dias após a exclusão do usuário.
Conceder a outro usuário acesso ao email deste usuário.
Escolhas as opções mais pertinentes com a situação de desligamento, é recomendado colocar o usuário em "quarentena" antes de prosseguir com a exclusão.
Resultado Esperado
Um novo usuário será criado e poderá acessar os produtos da Microsoft e os recursos do ambiente da FCT Consignado LTDA dadas suas permissões específicas. Se for necessário, ele poderá também ser deletado.
Solução de Problemas
N/A
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N/A
Anexos
N/A
Referências
N/A
Histórico de Revisões
14/07/2025 | v1.0 | Thiago Amaral | Confecção do documento.
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